Sunday, December 13, 2009

Perguntas e Respostas...

Minha amiga Flávia Muller escreveu alguns dias atrás, perguntando sobre a possibilidade de eu responder algumas perguntas para um trabalho de aula do seu curso de Jornalismo... achei interessante e recebi sua autorização para postá-lo aqui....


Nome completo e idade

Patricio Eduardo Orozco Contreras, 40 anos, nascido em Santiago - Chile

Quando começou sua carreira profissional? E como?

Pergunta curiosa, pelas possibilidades... fui músico profissional, técnico de gravação, professor universitário... mas no que se refere à carreira de fotógrafo profissional, começou em 2006. Resumindo tudo, em janeiro de 2006 eu tive um grande corte horas-aula na UPF (Universidade de Passo Fundo) o que me deixava com boa parte da semana sem ocupação; estava cansado e insatisfeito, precisando mudar de ares, achar motivação e um sentido para continuar... um amigo esteve em minha casa, e durante um café e longas horas de conversa, ele mostrou algumas fotos que eu fizera para seu CD recentemente concluído. Comentei então: "fotografia é a única coisa que não tentei profissionalmente"; daí até minha primeira câmera digital semi-profissional foram umas duas semanas, e minha primeira foto publicada no Diário de Santa Maria aconteceu um mês depois... e o resto é história.

Se não fosse fotógrafo, o que seria?

Se não fosse fotógrafo profissional... difícil pensar... levei quase quarenta anos para encontrar essa profissão, então parece a melhor escolha! Mas amo música, edição, gravação, mixagem.... e tenho uma curiosidade enorme e um plano em andamento de trabalhar com vídeo... acho fascinante! De fato, não consigo me dedicar a uma coisa, exclusivamente.


O que mais gosta de fotografar?

Pessoas, claro... eu queria fazer retratos no sentido mais tradicional, e acabei descobrindo as maravilhas de fotografar belas mulheres. Se precisasse resumir: mulheres seguras, confiantes, elegantes e sexys... ou que me façam vê-las assim, ao menos...

Como seleciona suas modelos?

Seleciono de diferentes formas... mas creio que as mulheres que quero fotografar são sempre aquelas que me atraem, que me desafiam e me instigam. Elas parecem ter algo indecifrável e oculto, e amo a jornada de tentar trazer isso à tona, para mim e para a câmera. No fim das contas, é algo que a modelo precisa querer revelar e dividir comigo: é uma escolha dela, e um privilégio para mim, que fico extremamente honrado por estar ali, naquele momento e poder fotografá-la.

Como você se define enquanto fotógrafo? E enquanto pessoa?

Sou um fotógrafo fascinado pela beleza... é o que persigo, é o que procuro. Quero ser tecnicamente bem resolvido para não precisar pensar em técnica e me dedicar às idéias... quero imagens plásticas, esculpidas, envolventes. Sou obsessivo e obstinado, um pouco sombrio e difícil de satisfazer. Curioso completo, estou sempre procurando algo para estudar e tentar desenvolver. Sou afetivo e afetuoso... amo a solidão, exceto quando quero estar com as pessoas que considero importantes e muitas vezes essenciais.Vivo cercado por música, de Schostakovich a Vitor Ramil e Portishead... amo cinema, de S. Kubrick e J-P Jeunet a Blake Edwards e ficção C, e acho que são essas referências povoam minha mente e minhas imagens.


Tem algum curso profissionalizante?

Nenhum... (risos), mas meu pai me deu um curso por correspondência quando eu tinha 12 anos. Fora isso, suponho que sou um autodidata, mas com excelentes fontes... leio bastante e vejo fotografia boa parte do tempo, incluindo quatro revistas mensais de moda.

Já ganhou algum premio pelo seu trabalho?

Correndo o risco de parecer piegas, o maior premio é o próprio trabalho! Passo boa parte do tempo cercado por belas mulheres, pessoas criativas, em lugares belíssimos ou em meu próprio loft. Tenho autonomia e procuro aceitar trabalhos que me atraiam e me motivem, para não correr o risco de perder a motivação em relação â fotografia.

Voltando à pergunta original, nunca recebi nenhum prêmio, mas o fato de eu não enviar trabalhos para concursos, salões ou eventos que envolvam premiação pode ter algo a ver com isso!

2 comments:

maybe said...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

Patricio Orozco-Contreras said...

THX a lot... it`s quite a challenge for me...